Capítulo Brasileiro

A criação do capítulo brasileiro da ISKO foi iniciativa dos pesquisadores do GT 2 – Grupo de Trabalho em Organização e Representação do Conhecimento da ANCIB durante a realização dos ENANCIBs em 2005, 2006 e 2007.

A ISKO-Brasil foi instalada oficialmente pela aprovação de seu estatuto em assembleia realizada em 2007 durante o VIII ENANCIB, em Salvador.

Seguindo os mesmos preceitos da ISKO, a ISKO-Brasil, como uma sociedade interdisciplinar, reúne profissionais de diferentes áreas: Ciência da Informação, Filosofia, Linguística, Ciência da Computação, Artes, História, entre outras que têm a informação e o conhecimento como objeto de pesquisas.

Os objetivos principais da ISKO-Brasil são:

  • Promover a pesquisa, o desenvolvimento e aplicações de sistemas de organização conceituais do conhecimento que promovam o estudo dos aspectos filosóficos e semânticos da estrutura do conhecimento;
  • Proporcionar os meios de comunicação e redes em organização do conhecimento para os seus associados; e,
  • Funcionar como ponto de rede entre instituições nacionais e internacionais que trabalham com questões relacionadas à organização conceitual e à dinâmica do conhecimento.

O capítulo brasileiro da ISKO externa, de público, seu especial agradecimento:

Ao professor Dr. José Augusto Guimarães

Por sua dedicação à criação do Capítulo brasileiro e a competente condução da ISKO- Brasil por dois mandatos, 2007-2009 e 2009-2011. Sem o seu idealismo e perseverança em instituir o campo de estudos da Organização do Conhecimento no Brasil e inseri-lo no panorama da pesquisa em nível internacional, não chegaríamos ao quadro de associados atual e ao segundo evento de maior relevância no país para a divulgação da produção científica na área.

Aos professores Dra. Rosali Fernandez de Souza e Dr. Eduardo José Wense Dias

Pelo magnífico trabalho por eles realizado na condição de, respectivamente, vice presidente e secretário geral da ISKO-Brasil, gestão 2007-2009. Cumpre ressaltar que, graças ao trabalho abnegado, idealista e sempre colaborativo dos referidos professores, a ISKO-Brasil pôde desenvolver suas atividades inicias, se inserindo no cenário internacional da ISKO.

À Professora Dra. Maria José Lopez Huertas

Pelo magnífico trabalho por ela desenvolvido na condição de presidente 2006-2010 da ISKO Internacional. Cumpre destacar que foi o trabalho integrador e entusiasta da Profa. Lopez Huertas, no sentido de incentivar a criação de novos capítulos nacionais da ISKO, que incentivou a ISKO-Brasil a se constituir, sempre contando com o seu especial apoio.